Empreendedorismo: 5 livros que indico nas aulas

Como educador temos um desafio de sempre nos atualizar e oportunizar experiências que possam atingir positivamente as pessoas. Como professor de Empreendedorismo sempre indico alguns livros para quem está pensando em empreender ou participar do ecossistema.

Abaixo listo cinco livros que gosto muito e que sempre recomendo!

Pai Rico, Pai Pobre

Este livro eu li quando ainda era adolescente e na época comecei a pensar um pouco mais sobre finanças. Mas depois li mais algumas vezes e as coisas começaram fazer muito mais sentido. Óbvio que não sou um especialista em finanças e que temos sempre algo a aprender. Tento todos os anos ler novamente ou consultar minhas anotações.

5 livros empreendedorismo - pai rico pai pobre

Pai Rico Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Vejo que educação financeira é uma grande necessidade para muitos. As pessoas se perdem nas coisas básicas como gastar menos do que recebe. E também, em comprar coisas inúteis.

Talvez seja ainda um pouco cultural? Não sei, mas este livro traz alguns conceitos descritos de forma simples do como melhorar sua educação financeira.

Ainda não li as versões atualizadas, mas os autores descrevem como Robert aprendeu com seu Pai Rico as lições para fazer o dinheiro trabalhar para você, e não você trabalhar pelo dinheiro. Conceitos de fluxo de caixa, ativos e passivos, corrida dos ratos, servem de apoio para que você comece a entender como lidar com suas finanças.

O lado difícil das soluções difíceis

O livro do Ben Horowitz conta muitas das suas experiências na área de tecnologia. Ele fundou e vendeu algumas empresas e hoje é um dos mais conhecidos investidores do Vale do Silício. Junto de Marc Andreessen eles criaram a Andreessen Horowitz para investir em startups e empresas de tecnologia.

5 livros empreendedorismo - o lado dificil das situacoes dificeis

O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz

No livro Ben conta diversos pontos de suas experiências como CEO. Sobre cultura empresarial, contratação e demissão de colaboradores, dicas sobre reuniões, dicas para CEOs e sobre venda de empresas.

É um livro que super recomendo para quem pensa em criar uma startup ou já possui empresas, principalmente da área de tecnologia.

Do Zero ao Um

Mais uma figura conhecida do Vale do Silício escreveu este livro, o Peter Thiel, que foi um dos co-fundadores do PayPal e da Palantir Technologies.

5 livros empreendedorismo - de zero a um

Peter Thiel – De Zero a Um

Ele foi um dos primeiros investidores do Facebook e tem participações também em Fundos de Venture Capital e na Aceleradora Y Combinator.

No livro ele também relata muitas experiências que viveu em suas empresas e como diz o subtítulo o que se pode aprender sobre empreendedorismo com a região mais inovadora do mundo, o Vale do Silício.

E da muitas dicas fantásticas para empreendedores. Uma das coisas que marcou muito do conteúdo é sobre como entender e lidar com a concorrência.

Com certeza é um livro que eu recomendo pra quem quer entrar no mundo do empreendedorismo e startups!

Para quem curte podcasts recomendo ouvir este episódio do Masters of Scale com o Peter e o Reid Hoffman. Em breve vai sair um post falando sobre os podcasts que acompanho! 😉

Organizações Exponenciais

Esta leitura foi interessante para entender um pouco do como as empresas estão são criadas pensando nesta era exponencial em que estamos vivendo.

5 livros empreendedorismo - organizacoes exponenciais

Organizações Exponenciais – Michael S. Malone, Salim Ismail, Yuri Van Geest.

Os autores definem as características das organizações exponenciais e um dos pontos que achei bem interessante é com relação ao Propósito Transformador Massivo (PTM).

Normalmente vemos as empresas criar a Missão, a Visão e os Valores, e muitas vezes isso se perde dentro da empresa, os colaboradores já não conseguem lembrar, muitas vezes são longos e como até citam no livro similares a outras empresas do mesmo segmento.

Com o PTM a ideia é ter um propósito único e descrito de forma simples, que todos possam conhecer, servindo para direcionar e integrar todos que se relacionam com a organização. Por exemplo, o PTM do Google é “Organizar as informações do mundo”. Pensa ai agora no Buscador do Google, no Mapas, no Gmail.. 😉

Startup Communities

Eu já tinha ouvido falar deste livro há algum tempo em uma palestra no evento CEO Summit da Endeavor, onde o Eric Santos da Resultados Digitais comentou sobre quando falou do ecossistema de Florianópolis.

No ano passado eu organizei o primeiro Startup Weekend aqui na nossa região, um super evento, falei dele neste post.

Em setembro do ano passado participei do TechStars Summit Brasil que ocorreu em Florianópolis. Foi um encontro de líderes que buscam desenvolver comunidades de startups e que organizaram Startup Weekends.

5 livros empreendedorismo - startup communities

Startup Communities – Brad Feld

No evento tivemos uma fala do Tony Celestino, diretor da Techstars Brasil, sobre a Boulder Thesis descrita no livro pelo autor Brad Feld. O autor é também conhecido no mundo de investimento em Startups e foi morar em Boulder no Colorado onde participou da criação do ecossistema de startups.

Gostei muito que o autor descreve e justifica os papéis envolvidos na criação da comunidade de startups, dividindo-os em Leaders e Feeders (os líderes e os “alimentadores”).

Leaders resumidamente são os empreendedores, ou na definição do autor quem tem uma empresa.

Feeders são os demais, que basicamente auxiliam a fomentar a comunidade como universidades, coworkings, governo, entre outros.

É um livro bem legal pra quem tem interesse em participar do ecossistema de startups e conseguir observar qual será seu papel nesta jornada.

Finalizando..

E ai o que achou desta lista? Esses são só alguns dos livros que acho legais indicar para empreendedores, poderia indicar muitos outros.

Tem algum comentário sobre os livros ou indicação de outros que devem entrar na lista? Vamos conversar sobre, me manda uma mensagem 😉

Dica: na última semana tenho feito um teste do aplicativo 12minutos que sintetiza livros e disponibiliza em áudio/texto pelo aplicativo. É um app bem legal para quem está no trânsito ou fazendo exercícios! É claro que caso queira buscar em mais detalhes recomendo a leitura do livro completo, mas é um bom ponto de partida.

Dica 2: se você gosta de ler, compre um Kindle. Você não vai se arrepender! 😉

Comments

comments

dilojunior